Asmaa Waguih/AP
Asmaa Waguih/AP

Egito realiza mais uma etapa de eleição parlamentar

Na primeira rodada, os partidos de orientação islâmica conseguiram vantagem

AE, Agência Estado

05 de dezembro de 2011 | 08h29

CAIRO - Os egípcios realizam nesta segunda-feira, 5, o primeiro de dois dias de mais uma fase das eleições parlamentares, as primeiras desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro. Na primeira rodada, os partidos de orientação islâmica conseguiram uma folgada vantagem.

A vantagem dos partidos islâmicos não deve ser revertida, o que é um revés para os liberais que estão por trás do levante que derrubou Mubarak há dez meses. Há ainda mais duas rodadas da eleição pela frente, marcadas para as próximas semanas.

Resultados divulgados no final de semana mostram a Irmandade Muçulmana e o Partido Justiça com 36,6% dos 9,7 milhões de votos. O partido ultraconservador salafista Al-Nour, mais linha-dura, ficou com 24,4% dos votos, e o secular Bloco Egípcio obteve 13,4% dos votos.

O processo eleitoral mescla disputas individuais com listas partidárias. Os resultados de domingo refletem apenas o desempenho da lista partidária para menos de um terço das 498 cadeiras do Parlamento.

Na segunda-feira, o comparecimento parecia menor que durante a primeira rodada, na semana passada, quando ele ficou em 60%. O forte desempenho dos partidos islâmicos fez os liberais temerem que uma agenda religiosa seja imposta sobre o país.

 

As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Egitoeleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.