Egito recebe dez helicópteros Apache dos Estados Unidos

O Egito recebeu dez helicópteros Apache dos Estados Unidos na semana passada, afirmaram fontes de segurança neste sábado, em um sinal de diminuição da tensão entre os dois aliados de longo tempo no confronto com extremistas islâmicos ao longo da região.

REUTERS

20 de dezembro de 2014 | 16h28

Inicialmente, os Estados Unidos anunciaram em abril que havia decidido suspender o seu monopólio na entrega de helicópteros de ataque, imposto ano passado depois que os militares derrubaram o presidente eleito Mohamed Mursi e reprimiram duramente os seus apoiadores da comunidade muçulmana.

O Pentágono disse em setembro que os Estados Unidos entregariam helicópteros construídos pela Boeing para apoiar os esforços do Cairo no combate ao terrorismo.

O Egito está lutando contra insurgentes islâmicos visando principalmente ao pessoal da segurança baseado na Península de Sinai, que faz fronteira com Israel e a Faixa de Gaza.

O mais poderoso grupo militante lá, o Ansar Bayt al-Magdis, jurou lealdade ao Estado Islâmico no mês passado, braço da Al-Qaeda que varreu o norte do Iraque e da Síria no início deste ano e agora enfrenta ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos.

O Egito criou uma zona tampão de um quilômetro ao longo da fronteira com Gaza, destruindo casas, árvores e túneis subterrâneos que diz serem usados pelos militantes para contrabandear armas a partir da parte de Gaza controlada por islamistas.

(Texto de Stephen Kalin)

Tudo o que sabemos sobre:
EGITOHELICOPTEROSEUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.