Egito: Suprema Corte decidirá sobre painel constituinte

Um tribunal egípcio repassou para a Suprema Corte, nesta terça-feira, a responsabilidade por decidir sobre o futuro do painel encarregado de elaborar a nova Constituição do Egito. A decisão foi tomada hoje em meio a contestações em relação à composição do painel, controlado por representantes da Irmandade Muçulmana.

AE, Agência Estado

23 de outubro de 2012 | 09h10

Há duas semanas, o painel incumbido de elaborar o projeto para a nova Constituição do Egito divulgou o primeiro rascunho do documento e convocou um debate público sobre o tema. Futuramente, uma versão final da nova Constituição egípcia deve ser levada a referendo.

A elaboração de uma nova Constituição para o país era uma das exigências do movimento popular que derrubou a ditadura de Hosni Mubarak no início do ano passado.

O painel selecionado pelo Parlamento egípcio é controlado por islamitas e tem sido criticado por liberais e seculares, segundo os quais os responsáveis pelo texto têm tentado impor limites à liberdade de culto e aos direitos das mulheres. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Egitoconstituição

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.