Egito terá eleições parlamentares em três estágios, diz Exército

As eleições parlamentares para facilitar a transição do governo militar para o civil no Egito ocorrerão em três estágios para facilitar a supervisão da votação por monitores, anunciou um general do Exército na quarta-feira.

REUTERS

20 de julho de 2011 | 15h40

O Partido Nacional Democrático (NDP), do ex-presidente Hosni Mubarak, vencia os opositores em eleições rotineiramente fraudadas antes de ser deposto em fevereiro. Uma eleição descaradamente manipulada em novembro do ano passado ajudou a fomentar o levante que o derrubou.

As novas eleições legislativas ocorrerão ao longo de um mês. A votação ocorrerá em dias diferentes em três regiões distintas, disse o general Mamdouh Shaheen a jornalistas.

As datas de votação serão anunciadas depois de 18 de setembro por um decreto militar, afirmou ele.

Shaheen afirmou que a divisão da votação garantirá que os juízes monitorem as eleições. Os eleitores votarão para as câmaras alta e baixa ao mesmo tempo e as eleições ocorrerão em 120 distritos eleitores.

"O papel do Exército durante as eleições será de apenas fornecer segurança. Apenas o Judiciário fará o monitoramento", afirmou Shaheen.

Tudo o que sabemos sobre:
EGITOELEICAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.