ElBaradei é empossado vice-presidente do Egito

Mohammed ElBaradei, conhecido líder opositor do Egito, foi empossado interinamente no cargo de vice-presidente para Assuntos Externos do país, informou o governo em comunicado neste domingo.

AE, Agência Estado

14 de julho de 2013 | 11h25

A indicação de ElBaradei, ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, acontece após o golpe militar que derrubou o presidente islamita Mohamed Morsi, em 3 de julho.

Ele foi inicialmente indicado como líder do gabinete, mas sua nomeação foi rejeitada pelo partido salafista ultraconservador Al-Nur.

No ano passado, ElBaradei foi nomeado líder da Frente de Salvação Nacional, uma coalizão de grupos de esquerda e liberais, formado após a chegada de Morsi ao poder, em novembro.

Segundo o porta-voz da Frente, Khaled Dawoud, ElBaradei, de 71 anos, já não lidera a coalizão. "Ele é, agora, o vice-presidente de todos os egípcios", afirmou.

Mas milhares de partidários de Morsi prometeram continuar suas manifestações no Cairo até que ele volte ao cargo. Eles se recusam a aceitar a queda do presidente, o primeiro a ser livremente eleito no país, e o período de transição proposto pelos militares, que querem mudanças na Constituição e novas eleições parlamentares e presidenciais. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EgitopolíticaElBaradei

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.