: EFE/EPA/OLIVIER DOULIERY / POOL / Erin Schaff/NYT
: EFE/EPA/OLIVIER DOULIERY / POOL / Erin Schaff/NYT

Eleição nos EUA é tema de série de vídeos do Estadão

Vídeos explicativos têm participação de diplomatas, analistas e pesquisadores da política americana

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de outubro de 2020 | 11h54

A eleição americana, em 3 de novembro, é tema de uma série de vídeos semanais do Estadão. Os vídeos explicam desde o complexo processo eleitoral nos Estados Unidos até vantagens, desvantagens - ou mesmo curiosidades - sobre os dois candidatos.

Também mostram os principais temas em discussão e os interesses do Brasil nessa disputa, produzidos com entrevistas de diplomatas, analistas e pesquisadores da política americana. 

A série foi idealizada pelo núcleo de Internacional e pela TV Estadão. A apresentação é do repórter Paulo Beraldo e os roteiros são de Paulo Beraldo e Cláudio da Luz, que também fez a edição e a finalização. 

Capítulo 1 - Ganha, mas não leva? Como funciona o processo eleitoral americano

Como pode um candidato ter mais votos que o outro e não ganhar? Quem são os delegados que definem a eleição? Por que uma dezena de Estados pode definir o presidente de um país inteiro? 

Capítulo 2 - De empresário a presidente, 5 fatos sobre Donald Trump

Do mundo empresarial à vitória na eleição de 2016 logo na primeira disputa, Donald Trump fazia um mandato que agradava a maioria do eleitorado até a pandemia do novo coronavírus. Com uma resposta controversa e criticada por boa parte da população, o presidente americano luta contra a perda de popularidade e tenta reverter o cenário. O segundo capítulo conta mais sobre o presidente que mudou a forma como a política é feita nos EUA - e no mundo.

Capítulo 3 -  Cinco fatos que você precisa saber sobre Joe Biden

Os 50 anos de vida política, as décadas de experiência no Senado e os oito anos como vice-presidente de Barack Obama são as credenciais que o democrata Joe Biden usa para tentar desbancar Donald Trump na disputa pela Casa Branca. Com uma vida marcada por perdas familiares e um ícone do establishment político, o terceiro capítulo da série do Estadão sobre as eleições americanas mostra como Joe Biden quer incorporar o anti-Trump e surfar na onda dos que desaprovam a gestão atual. 

Capítulo 4 - Pandemia, economia, meio ambiente... Quais os grandes temas da campanha?

Da pandemia do coronavírus à crise econômica, passando por temas como meio ambiente, polarização e Suprema Corte, o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden disputam a preferência do eleitorado em um país dividido. 

Capítulo 5 - O que mais diferencia Donald Trump e Joe Biden

Enquanto um tem quase 50 anos de vida política nos Estados Unidos, o outro se elegeu presidente na primeira eleição disputada, em 2016. O quinto capítulo da série do Estadão sobre a eleição americana apresenta as principais diferenças entre Donald Trump, o presidente outsider com discurso contra o sistema que tenta a reeleição, e o democrata Joe Biden, que foi senador por seis mandatos e vice-presidente durante as duas gestões de Barack Obama.  

 

Capítulo 6 - E o Brasil com isso?

O último capítulo da série do Estadão sobre a eleição americana mostra por que importa para os brasileiros saber quem ocupará a Casa Branca pelos próximos quatro anos. A depender do próximo presidente americano, as relações dos EUA com outras nações e a parceria com o Brasil podem mudar, já que ambos têm visões de mundo muito distintas.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.