
26 de setembro de 2010 | 19h14
Venezuelanos fazem fila para votar em Caracas. Foto: Lázaro de Cárdenas/Efe
CARACAS - Os venezuelanos votam neste domingo para renovar a unicameral Assembleia Nacional, de 165 deputados, em pleito que conta com alta participação dos eleitores e que confronta o presidente Hugo Chávez e a oposição.
Veja também:
Cenário: Oposição partidária volta à cena
Galeria de Fotos: Veja imagens da votação
Infográfico: Raio X das eleições parlamentares
Tanto líderes políticos como autoridades eleitorais e observadores sublinharam desde a primeira hora do dia a alta afluência de eleitores aos centros habilitados em todo o país para receber o voto dos cidadãos, que vão decidir se Chávez mantém seu apoio majoritário na Câmara.
O próprio líder venezuelano destacou que, segundo projeções das quais havia sido informado, a participação populacional estaria perto de 70%.
Em declarações à imprensa após votar em Caracas, Chávez lembrou que em pleitos passados, antes de sua chegada ao poder, em 1999, havia até 70% de abstenção.
Mudança nas regras
Com a economia e a segurança pública em crise, e unificados sob o partido Mesa da Unidade Democrática, os antichavistas esperam fazer um bom número no Parlamento para impedir que o presidente siga com maioria no Legislativo.
Em janeiro, no entanto, o Conselho Nacional Eleitoral aprovou uma redistribuição de distritos eleitorais que pode favorecer o Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV), fundado pelo presidente.
Para manter sua base de apoio, o chavismo manipulou o desenho dos distritos de modo que lhe favoreça - ainda que, globalmente, receba um número menor de votos. Distritos dominados pelo governo foram divididos.
Ao mesmo tempo, circunscrições onde a oposição tinha pequena vantagem foram unificadas com regiões vizinhas chavistas. E distritos com maioria de votos opositores foram realinhados para reduzir o número de eleitos - numa região que elegeria dois opositores, apenas um vencerá. A justificativa para as mudanças é aproximar o eleitor de seu domicílio eleitoral.
Leia ainda:
Voz do povo vai se impor, diz Chávez
Oposição venezuelana espera Parlamento 'plural'
Com Efe
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.