Em Brasília, Peres diz que Irã precisa de 'voz contra o terror'

Presidente de Israel elogiou Lula e disse que veio ao Brasil 'para aprender'.

Alessandra Corrêa, BBC

10 Novembro 2009 | 20h30

No primeiro dia de sua visita oficial ao Brasil, o presidente de Israel, Shimon Peres, usou seu discurso no Congresso para criticar o governo iraniano e falar da necessidade de "uma voz contra o terror".

Em uma sessão solene em sua homenagem, Peres voltou a afirmar que não pretende discutir sobre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante sua visita ao Brasil, mas disse que não pode ignorar que o governo iraniano "constrói armas nucleares" e quer "destruir Israel".

"O Irã ajuda o Hamas a tratar mal a Autoridade Palestina e impede a criação do Estado da Palestina", disse. "E precisa de uma voz contra a destruição. Uma voz contra o terror, uma voz clara."

"Eu sei que o Brasil nega ameaças de destruição, nega o terror, e sua voz clara e positiva tem um eco muito alto no mundo inteiro. Sei que o Brasil apoia o processo de paz."

Peres iniciou nesta terça-feira uma visita de cinco dias ao Brasil, a primeira de um chefe de Estado israelense em mais de 40 anos. A viagem ocorre a menos de duas semanas da chegada do presidente iraniano, que desembarca em Brasília no dia 23 e cuja influência vem crescendo na América Latina.

A visita de Peres também ocorre dias antes da chegada do presidente palestino, Mahmoud Abbas, prevista para a próxima semana.

Lula

Em seu discurso, o presidente israelense afirmou que seu país está disposto a fazer concessões pela paz e disse acreditar que "com ousadia", em um ou dois anos será possível alcançar a paz entre israelenses e palestinos.

Peres elogiou o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "uma liderança que desperta inspiração", e disse que veio para aprender.

O presidente chegou a Brasília na manhã desta terça-feira. Pela manhã, em reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, discutiu acordos de cooperação. À tarde, recebeu o título de cidadão honorário de Brasília.

Nesta quarta-feira, o líder israelense se reúne com o presidente Lula para a assinatura de acordos.

Peres passa ainda por São Paulo e Rio antes de embarcar para a Argentina, no domingo. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.