Em clima de festa, príncipe William e Kate se casam

Britânicos pararam para assistir à cerimônia do casamento real na abadia de Westminster

Agência Estado

29 de abril de 2011 | 07h58

 

Atualizado às 10h12

 

O esperado momento do beijo no palácio de Buckingham.

 

LONDRES - Após quase nove anos de namoro, o príncipe William e Kate Middleton casaram-se nesta quinta-feira, 29, aos olhos de 2 bilhões de pessoas. A cerimônia foi realizada na abadia de Westminster, pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, em Londres. A união foi assistida por 1,9 mil convidados na abadia e atraiu cerca de um milhão de pessoas às ruas da capital inglesa

 

Veja também:

blog RADAR GLOBAL: O casamento minuto a minuto

mais imagens GALERIA:

Imagens da cerimônia do casamento

especialESPECIAL: Todos os detalhes do casamento real

 

Kate chegou à abadia por volta das 11 horas locais (7 horas em Brasília), em um Rolls-Royce Phantom 6. Ela usava um véu cobrindo o rosto e segurava um buquê de lírios do vale. A noiva também ostentava uma tiara emprestada pela rainha Elizabeth II. Do lado de fora da igreja, o sistema de som transmitia a música entoada pelo coral, enquanto o sino que fica na torre do relógio Big Ben ressoava.

 

Como o costume, os horários de saída e chegada dos noivos, convidados e padrinhos foi seguido à risca, com poucos minutos de atraso. A cerimônia até acabou cinco minutos antes do previsto, e transcorreu sem quaisquer problemas. Depois de deixarem a abadia e Westminster, os noivos e os integrantes da famíllia real se dirigiram ao palácio de Buckingham, onde William e Kate apareceram na varanda e deram seu primeiro beijo como marido e mulher em público. Depois da movimentada manhã, o casal ainda participa de um almoço para 650 convidados, seguido de uma festa para 300 amigos e parentes.

 

Público

 

A multidão que acompanhou o cortejo lotou as ruas de Londres desde as primeiras horas do dia - e havia pessoas acampadas desde o início da semana nos arredores da abadia. Toda vez que alguma figura importante do casamento ou da família real iniciava o trajeto para o local do casamento, o público acenava e comemorava. Depois, ao fim do casamento, todos acompanharam o cortejo da carruagem que levava o casal e da cavalaria até o palácio de Buckingham.

 

O casamento real dominou o noticiário internacional desta sexta-feira. Além disso, na rede de microblogs Twitter, todos os dez termos mais comentados pelos usuários estavam relacionados à união de William e Kate. Em todo o mundo, estima-se que dois bilhões de pessoas acompanharam a cerimônia pela web e pela televisão.

 

Segurança

 

Quase 5 mil policiais fizeram a segurança do evento. As autoridades também deslocaram helicópteros para sobrevoar a área e o entorno da abadia foi verificado por cães farejadores. Mesmo os convidados tiveram de passar por uma inspeção de segurança. Nenhum incidente, porém, foi registrado durante a cerimônia, comemorada como uma verdadeira festa pelos britânicos.

 

Momento da troca de alianças na abadia de Westminster.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.