Em confronto, Otan mata 20 insurgentes no Afeganistão

Pelo menos 20 insurgentes foram mortos durante um confronto entre a tripulação de um helicóptero e militantes no sul do Afeganistão, informou hoje a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A aeronave da Otan foi vítima do ataque, mas a tripulação respondeu com disparos contra um grupo rebelde que portava armas leves ou pequenas metralhadoras, informou a aliança em comunicado.

AE, Agência Estado

29 de outubro de 2010 | 10h39

Uma equipe em terra encontrou 20 bombas, armas de fogo e vários veículos na área, informou a Otan. Segundo o comunicado, informes preliminares mostram que não houve vítimas civis durante o confronto de ontem no distrito de Spin Boldak, província de Kandahar.

A coalizão restringiu no ano passado as regras para realizar combates, após receber reclamações de que em seus ataques aéreos morriam com frequência civis, e não insurgentes. A Otan afirma que diminuiu em um terço a ocorrência de mortes de civis causadas pela própria aliança. As forças da Otan e as do Afeganistão realizaram em julho uma ofensiva nas zonas dominadas pela insurgência no sul do país. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.