Em entrevista, Obama fala sobre peso de suas decisões

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem em entrevista que, quando está em sua mesa no Salão Oval da Casa Branca, é o efeito de suas decisões sobre o mundo que passa pela cabeça dele. "Essa sala, creio eu, faz você lembrar do que está em jogo. Tantos sonhos e esperanças dependem do que acontece aqui na Casa Branca, tantas decisões profundas que influenciam o povo norte-americano e o mundo", disse Obama a sua amiga e entrevistadora Oprah Winfrey.

AE, Agencia Estado

14 de dezembro de 2009 | 13h13

Apontando para a mesa de decisões - um presente oferecido pela rainha Victoria da Inglaterra no século 19 - onde muitos de seus antecessores se sentaram, Obama comentou que é nela que costuma assinar as cartas aos familiares dos soldados norte-americanos mortos nas guerras travadas pelos EUA no Iraque e no Afeganistão. "Quando se está lá, assinando, você sente o peso do que está fazendo", declarou Obama na entrevista, levada ao ar pela emissora de televisão ABC.

Na conversa, Obama comentou ainda que o que mais aprecia são as visitas que recebe de cidadãos comuns, e lembrou de quando convidou o pai e a mãe de um soldado morto em combate. "Esses são os momentos dos quais você vai se lembrar no futuro, em parte porque você consegue enxergar o lugar pelos olhos deles", afirmou. "Quando essas pessoas vêm aqui, esta é a casa delas. Eu sou apenas o inquilino", disse Obama. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAObamaentrevista

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.