Em feriado nacional, Cuba aguarda anúncio de abertura

HAVANA

Afp e Reuters, O Estado de S.Paulo

26 de julho de 2010 | 00h00

Cuba celebra hoje a maior festa de sua Revolução, com a expectativa de anúncios de abertura econômica pelo presidente, Raúl Castro, e do reaparecimento de Fidel Castro, mas sem a presença de seu aliado, o venezuelano Hugo Chávez, que cancelou a viagem prevista em razão da crise com a Colômbia. Raúl fará um discurso no Dia da Rebeldia Nacional, em homenagem à tomada do Quartel Moncada, em 1953. A festa será em Santa Clara, onde estão os restos do guerrilheiro Ernesto Che Guevara.

Raúl deve falar hoje sobre o acordo com a Igreja Católica e a Espanha para a libertação de 52 presos políticos ? 20 deles foram enviados para Madri nas últimas duas semanas. Os demais serão soltos nos próximos quatro meses. Raúl tenta superar um tema que danificou a imagem, as relações diplomáticas e comerciais de Cuba, prejudicando a sua economia. O discurso pode ainda anunciar algumas das reforças econômicas esperadas para os próximos meses.

Aparição. A grande expectativa é saber se Fidel estará ou não presente à festa. O ex-presidente cubano apareceu no sábado em um evento público fora de Havana pela primeira vez em quatro anos. Vestindo sua camisa verde oliva, forte símbolo com o qual governou o país durante quase meio século, Fidel foi até a cidade de Artemisa, a 60 quilômetros de Havana, para homenagear os rebeldes mortos no ataque ao Quartel Moncada.

Com uma boa aparência, ele depositou flores nos túmulos dos guerrilheiros que morreram na primeira ação armada da Revolução Cubana e leu, de pé, uma mensagem "aos combatentes revolucionários de Cuba".

Desde que ficou doente e transferiu o poder a Raúl, Fidel só foi visto usando roupas esportivas. Seu uniforme de comandante é um poderoso símbolo político em Cuba. Esta foi a sexta aparição pública do ex-presidente nas últimas duas semanas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.