PUBLICIDADE

Em Iowa, até cara ou coroa para escolha de delegados nas eleições americanas

Largada do Partido Democrata na campanha presidencial de 2020 foi marcada por confusões

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A primeira fase da disputa do calendário eleitoral presidencial dos Estados Unidos, o caucus do Partido Democrata em Iowa, registrou o uso de um método inusitado para desempatar a escolha de alguns delegados: o cara ou coroa. 

Em meio a já naturalmente confusa escolha dos candidatos no processo de caucus, que envolve uma série de regras e rituais atípicos, houve empates em diversos locais de votação.

Pré-candidatos democratas à presidência americana concentram forças em Iowa; Joe Biden, um dos favoritos, conta com a ajuda da mulher Jill (centro) na campanha Foto: Beatriz Bulla/Estadão

PUBLICIDADE

Diante da disputa que envolve nomes como Joe BidenBernie Sanders, Elizabeth Warren e Pete Buttigieg, só o cara ou coroa conseguiu dirimir a decisão. Então, os vencedores determinam a divisão dos delegados. 

Vídeos nas redes sociais, divulgados pelo site Vox, mostram que disputas sendo decididas por cara ou coroa fazem sucesso desde a noite de segunda. Não é a primeira vez que isso acontece nas primárias do Partido Democrata. Em 2016, 13 disputas entre Hillary Clinton e Bernie Sanders foram decididas assim. 

No condado de Johnson, meio-oeste do estado de Iowa, a escolha ficou empatada no voto, e também teve de ser decidida no cara ou coroa.

Em Warren County, foram necessários quatro lançamentos de moeda para tirar o cara e cora que definiu o vencedor em uma corrida muito apertada.

A largada democrata na campanha presidencial de 2020 nos Estados Unidos foi marcada por incerteza e confusão em Iowa. O atraso na contabilização fez até mesmo com que dois pré-candidatos anunciassem vitória: Bernie Sanders e Pete Buttigieg. A razão dos problemas na apuração estava pouco clara até o início da madrugada e a direção estadual do partido falou em "inconsistências" na forma de cada zona eleitoral reportar números. O vencedor deve ser anunciado nesta terça.  

Publicidade

A disputa em Iowa é importante porque é o primeiro Estado que vota nas primárias democratas. Críticos dizem que o superestimado peso eleitoral de Iowa - que tem menos de 1% da população - não seja um bom reflexo da diversidade dos Estados Unidos. / Com informações da AP 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.