Em nota, Brasil manifesta solidariedade a Portugal após incêndio florestal

Itamaraty informou que não há brasileiros entre as vítimas, mas segue monitorando a situação

PUBLICIDADE

Atualização:

BRASÍLIA - O governo brasileiro divulgou nota neste domingo, 18, para manifestar solidariedade às famílias das vítimas do incêndio florestal ocorrido na região de Leiria, no centro de Portugal. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas, mas ressaltou que o órgão e o Consulado-Geral em Lisboa estão à disposição para prestar informações e esclarecimentos aos cidadãos.

Mais de 60 pessoas morreram no grande incêndio na região central de Portugal Foto: EFE/EPA/PAULO NOVAIS

PUBLICIDADE

O incêndio florestal na região central de Portugal começou na noite do sábado 17 e os bombeiros continuavam combatentdo as chamas na tarde deste domingo. Ao menos 61 pessoas morreram, entre elas 30 que ficaram presas no interior de seus veículos.

Na nota, o Itamaraty diz que o governo brasileiro recebeu a notícia com "pesar e consternação". "O Brasil manifesta, neste momento de dor, sua solidariedade ao governo e ao povo do país irmão e às famílias das vítimas e faz votos de plena recuperação aos feridos", afirma o comunicado.

Apesar de não haver registro de brasileiros entre as vítimas, o Itamaraty seguirá monitorando a situação. "Indica-se aos cidadãos brasileiros residentes ou em trânsito na região de Leiria, localidade afetada pelo incêndio, que sigam as instruções das autoridades locais, de modo a evitar a exposição a riscos adicionais", diz a nota. Segundo o Itamaraty, o núcleo de assistência a brasileiros do MRE está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, é possível contatar o telefone de plantão do Consulado-Geral em Lisboa (+351 962 520 581) ou o plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty (+55 61 98197 2284). 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.