Etienne Laurent/EFE/EPA
Etienne Laurent/EFE/EPA

Em novo recorde, EUA registram quase 4 mil mortes por covid-19 em 24h

País contabilizou ainda mais de 250 mil novas infecções

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de janeiro de 2021 | 23h06

NOVA YORK - Os Estados Unidos registraram novo recorde de mortes por covid-19 em 24 horas nesta terça-feira, 5, com mais de 3.930 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, centro de referência no assunto.

Ao mesmo tempo, o país contabiliza mais de 250 mil novas infecções, de acordo com a contagem feita pela Agência France-Presse dos números da universidade, que são continuamente atualizados.

O número de pessoas hospitalizadas também atingiu um nível sem precedentes desde o início da pandemia, com mais de 131 mil pacientes ocupando leitos devido à covid-19, de acordo com dados do Covid Tracking Project.

A situação é particularmente preocupante no sul e no oeste do país. Sobrecarregados, os serviços de emergência de Los Angeles começaram a racionar o oxigênio e as camas. Eles também estão pedindo aos paramédicos que não transportem mais certos pacientes com parada cardíaca para hospitais com quase zero de chance de sobrevivência.

O recorde anterior de mortes em um dia foi registrado há seis dias, com mais de 3.920 mortes.

Os Estados Unidos enfrentaram uma recuperação dramática da epidemia desde o outono (no norte). 

Desde o fim de novembro, o número de mortes diárias aumentou dramaticamente: agora ultrapassa quase consistentemente 2 mil ou até 3 mil por dia (exceto nos fins de semana).

As consequências das festas de fim de ano devem piorar a situação. /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.