PUBLICIDADE

Em pronunciamento à nação, rei da Espanha afirma que plebiscito na Catalunha foi 'irresponsável'

Filipe VI se manifestou a respeito de votação realizada por líderes indepedentistas catalões

Atualização:

MADRI - Em pronunciamento na tarde desta terça-feira, 3, o rei da Espanha, Filipe VI, afirmou que o país vive momentos graves para sua vida democrática. Falando diretamente do Palácio da Zarzuela, em Madri, e dois dias depois do plebiscito sobre a independência da Catalunha, ele ressaltou sua intenção de se dirigir "diretamente aos espanhois".

This handout picture released on October 3, 2017 by the Spanish Royal House (Casa Real) shows Spain's King Felipe VI addressing the nation on October 3, 2017 in Madrid, as the country grapples with its biggest political crisis in decades over an independence drive in Catalonia. Foto:

PUBLICIDADE

Na fala, o rei acusou os líderes do plebiscito de atuarem "totalmente à margem do direito e da democracia" e de violarem "de forma sistemática as normas aprovadas legal e legitimamente, demonstrando uma desleadade inadmissível em relação aos poderes do Estado". Ele ainda afirmou que as autoridades catalãs dobraram a lei com "conduta irresponsável" e, portanto, cabe ao Estado espanhol garantir a ordem constitucional e o Estado de Direito na região.

+Protestos e greve geral reúnem 700 mil pessoas em Barcelona

Segundo ele, a tentativa de acelerar a independência catalã enfraqueceu a coexistência na região e foi irresponsável. "Podem ter colocado em perigo a estabilidade da Catalunha e de toda a Europa", disse.

O governo espanhol afirmou que vai responder com "todas as medidas necessárias" para controlar a movimentação pela independência e disse estar conversando com líderes da oposição no país para encontrar um consenso multipartidário como resposta. Tal consenso poderia incluir a suspensão da autonomia governamental da região catalã./EFE, AFP e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.