Em vídeo, número 2 da Al-Qaeda elogia Bin Laden e promete 'continuar jihad'

Egípcio Ayman al-Zawahiri pede que paquistaneses se levantem contra 'governo traidor'

Agência Estado

08 de junho de 2011 | 11h57

 

CAIRO - Ayman al-Zawahiri, o vice de Osama bin Laden na hierarquia da rede terrorista Al-Qaeda, apareceu em um vídeo divulgado nesta quarta-feira, 8, elogiando o líder da organização morto em 2 de maio. Segundo Zawahiri, Bin Laden "aterrorizou a América" quando estava vivo e continuará a aterrorizar os Estados Unidos agora que está morto.

 

Zawahiri é apontado há tempos como o número 2 da Al-Qaeda e a cabeça operacional do grupo extremista. Ele elogiou o ex-chefe, morto em uma operação de forças especiais norte-americanas no Paquistão. Zawahiri atacou os EUA por enterrar Bin Laden no mar, além de pedir ao povo paquistanês que se levante contra os líderes militares e políticos, apontados por ele como "traidores".

 

Provável novo líder da Al-Qaeda, Zawahiri deve estar vivendo em algum local próximo da fronteira entre Paquistão e Afeganistão. Ele apareceu com uma vestimenta árabe e um turbante, com um fuzil AK-47 ao lado, no vídeo de 28 minutos divulgado em sites frequentados por militantes. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.