
09 de setembro de 2011 | 21h29
Atualizado às 22h46
CAIRO - O Embaixador de Israel no Egito, Yitzhak Levanon, deixou o país na madrugada do sábado, 10 (no horário local, seis horas à frente do horário de Brasília). A informação é da TV estatal do Egito. Segundo funcionários do aeroporto citados pela AFP, Levanon deixou o Egito com escolta e levando "cinco malas".
Veja também:
Junta militar do Egito declara estado de emergência
Multidão invade a Embaixada de Israel no Cairo
Mais cedo, um funcionário do aeroporto do Cairo chegou a dizer que Levanon esperava a chegada de um avião militar israelense que o levaria de volta a Israel, junto à família e a funcionários israelenses da embaixada. A agência de notícias estatal do Egito, Mena, chegou a dizer que o avião teria pousado no aeroporto para levar Levanon e os outros israelenses para Tel Aviv.
Nesta sexta-feira, a Embaixada de Israel no Egito foi invadida por manifestantes, que jogaram centenas de documentos pelas janelas do primeiro andar do prédio. A polícia egípcia, aparentemente, não conseguiu evitar a invasão, em uma noite de distúrbios que se espalharam pelo Cairo e por Alexandria.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestando preocupação com a invasão da Embaixada de Israel no Cairo. Obama também telefonou para a junta militar do Egito e pediu aos governantes do país que protejam a embaixada israelense.
Com Efe e Agência Estado
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.