Embarcações das Coreias entram em combate

Embarcações da Coreia do Norte e da Coreia do Sul entraram em combate nesta terça-feira na costa oeste da península, disseram autoridades militares. O conflito teria deixado um barco de patrulha da Coreia do Norte seriamente danificado.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

10 Novembro 2009 | 03h23

Um porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul confirmou a ocorrência do confronto, mas disse que ainda não havia detalhes sobre o incidente. Uma fonte do governo citada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que um barco de patrulha norte-coreano cruzou a fronteira disputada no Mar Amarelo, levando um navio da Coreia do Sul a disparar tiros de alerta.

No momento em que o barco seguiu navegando para o sul, o navio abriu fogo contra ele, teria afirmado a fonte. O barco norte-coreano respondeu à artilharia. "Não houve feridos no nosso lado, enquanto o barco norte-coreano, meio destruído, navegou para o norte", teria dito a fonte.

O confronto ocorreu às 23h28 (de Brasília, 11h28 no horário local), próximo à ilha Daechong, oito dias antes de o presidente dos EUA, Barack Obama, chegar à Coreia do Sul como parte de uma viagem pela Ásia.

A fronteira conhecida como Linha Limítrofe Norte (NLL, na sigla em inglês) foi cenário de batalhas navais com mortes em 1999 e em 2002 e tem sido sempre um ponto de tensão. No mês passado, a Marinha da Coreia do Norte acusou a Coreia do Sul de enviar navios de guerra para cruzar a fronteira, e disse que as provocações poderia causar confrontos armados. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Coreias tensão

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.