Emirados inauguram oleoduto que contorna Ormuz

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) afirmaram que um importante oleoduto terrestre que contorna o Estreito de Ormuz começou a operar, dando ao país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) garantias contra as ameaças do Irã de bloquear a estratégica via marítima.

AE, Agência Estado

15 de julho de 2012 | 13h07

O diretor-geral da municipalidade de Fujairah, onde termina o oleoduto, no Oceano Índico, Mohammed Saif al-Afkham, informou que as autoridades inauguraram o projeto neste domingo. O oleoduto tem início no oeste dos EAU.

A estatal Companhia Internacional de Investimento em Petróleo, que está por trás do projeto, confirmou que o primeiro embarque foi enviado pelo oleoduto, que pode transportar pelo menos 1,5 milhão de barris de petróleo bruto por dia.

O Irã tem repetidamente ameaçado fechar o Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, em retaliação ao embargo internacional imposto sobre as exportações de petróleo do país. Pela via passa um quinto da oferta mundial da commodity. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.