Emissoras críticas ao premiê são multadas

Os quatro canais de televisão considerados mais próximos da oposição turca foram multados pelo Conselho Superior de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK, na sigla em turco) por terem transmitido os protestos no Parque Gezi, de Istambul. As multas foram impostas às emissoras por "prejudicar o desenvolvimento físico, moral e mental das crianças e jovens" em razão da transmissão dos protestos.

ISTAMBUL, O Estado de S.Paulo

13 de junho de 2013 | 02h03

As emissoras multadas são Halk TV, Ulusal TV, Cem TV e EM TV. A Halk TV adquiriu uma popularidade incomum na Turquia por ser a única que informa durante 24 horas sobre a onda de protestos que ocorre no país há quase duas semanas. O canal já recebeu uma advertência da RTÜK por exibir um vídeo considerado pelas autoridades como humilhante para o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O canal tem uma clara linha ideológica laica e se considera próximo do Partido Republicano do Povo (CHP), o maior da oposição. Ele se tornou popular nos últimos dias por oferecer uma cobertura contínua, quase sempre ao vivo.

Os grandes canais de notícias 24 horas tornaram-se alvo de piada, sobretudo depois que a CNNTürk exibiu, no primeiro dia das revoltas, um documentário sobre pinguins enquanto ocorriam intensas batalhas campais entre os manifestantes e a polícia no centro de Istambul.

Em tom de paródia, o pequeno canal Ulusal TV cortou dias depois a transmissão ao vivo de um discurso de Erdogan para exibir imagens de pinguins. O animal transformou-se no símbolo do que os manifestantes turcos consideram uma flagrante autocensura entre os meios de comunicação mais expressivos do país.

Nos últimos dias, a cobertura foi mais contínua. O site do jornal Radikal, propriedade do grupo midiático Dogan Media, alinhado com a oposição, oferece a imagem de uma webcam ao vivo e durante 24 horas da Praça Taksim, o epicentro dos protestos. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.