Enchente ameaça maior usina elétrica sérvia

Autoridades sérvias ordenaram nesta segunda-feira o esvaziamento urgente de 12 cidades às margens do Rio Sava, inclusive uma onde soldados, policiais e voluntários trabalhavam contra o tempo na tentativa de proteger a principal usina de energia elétrica da Sérvia.

AE, Agência Estado

19 Maio 2014 | 16h21

A usina termelétrica Nikola Tesla, responsável pelo fornecimento de energia para metade do país e a maior parte de Belgrado, fica em Obrenovac, cidade situada a 20 quilômetros da capital sérvia e duramente afetada pelas enchentes causadas pelas chuvas dos últimos dias nos Bálcãs.

Até o momento, o trabalho para preservar a usina vem dando certo. Soldados, policiais e voluntários ergueram grandes paredes de sacos de areia, mas ainda não se sabe se elas serão capazes de suportar uma elevação maior das águas do Sava.

Sérvia e Bósnia têm sido afetadas pelas piores enchentes a atingirem o sudeste da Europa e mais de um século. Pelo menos 35 pessoas morreram em cinco dias de chuvas torrenciais sem precedentes na região. Cidades inteiras estão debaixo d''água,, milhares de encostas deslizaram e dezenas de milhares de pessoas viram-se obrigadas a deixarem suas casas. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.