
08 de novembro de 2009 | 16h06
Pelo menos 50 pessoas morreram em El Salvador vítimas de enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas torrenciais que castigam o país nos últimos dias.
O governo declarou estado de emergência em cinco regiões. Em entrevista na capital, San Salvador, o ministro do Interior, Humberto Centeno, disse que o número de vítimas pode aumentar, à medida que os serviços de resgate consigam chegar às áreas mais afetadas.
A Defesa Civil de El Salvador disse que a situação no país é grave e que muitos rios transbordaram destruindo pontes, casas e obras de infra-estrutura.
As regiões mais afetadas foram San Salvador, San Vicente, La Libertad, La Paz e Cuscatlán.
Furacão Ida
As inundações ocorreram em meio à passagem do Furacão Ida a leste de El Salvador, há três dias. No entanto, meteorologistas afirmam que o furacão não foi o responsável pelas fortes chuvas.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, na Flórida, as chuvas foram provocadas por um sistema de baixa pressão separado e não estão relacionadas ao Furacão Ida.
O Furacão Ida deve entrar no Golfo do México neste domingo e pode atingir os resortes mexicanos de Cancún e Playa del Carmen.
O governo mexicano já determinou a remoção de moradores de áreas costeiras e impôs restrições à navegação na região.
Também foi emitido um alerta de furacão na costa dos Estados de Mississippi e Louisiana, nos Estados Unidos. Meteorologistas afirmam que o Ida pode chegar à costa americana na terça-feira.
O Ida já havia deixado milhares de desabrigados na Nicarágua, sob a forma de tempestade tropical, antes de se transformar em um furacão da categoria 1 - a mais baixa em uma escala de intensidade que vai até 5.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato