Encontrada falha em blindagem de míssil dos EUA

Os estudos secretos do Departamento de Defesa dos EUA levantam dúvidas sobre se o sistema de defesa de um míssil multimilionário planejado pela Europa seria capaz de proteger totalmente os EUA dos mísseis iranianos como se previu, investigadores do Congresso disseram neste sábado.

EQUIPE, Agência Estado

11 de fevereiro de 2013 | 20h06

Autoridades militares disseram acreditar que os problemas podem ser resolvidos e estão avançando com planos. Mas as propostas de resolver o problema são difíceis. Uma possibilidade já foi descartada porque seria tecnicamente impossível. Outra, que seria a realocação de mísseis interceptores planejados pela Polônia e possivelmente Romênia para embarcar no Mar do Norte, seria diplomaticamente explosiva.

Os estudos são os últimos que salientam os sérios problemas para o projeto que já foi criticado por várias fontes. Republicanos reclamam que ele foi feito às pressas na tentativa de tranquilizar a Rússia, que se opôs um sistema anterior. Mas a Rússia também criticou o projeto, que acredita-se realmente tenha o objetivo de conter estes mísseis. Uma série de relatórios do governo e científicos levantam dúvidas sobre se ele poderia funcionar como o planejado. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAmíssil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.