Engenheiro é eleito premiê interino líbio

O Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT) escolheu ontem o engenheiro líbio Abdul Al-Raheem Al-Kib como primeiro-ministro interino do país. Ele substituirá Mahmoud Jibril, que cumpriu a promessa de renunciar depois que a Líbia foi declarada oficialmente livre, com a tomada de Sirte e a morte do ditador Muamar Kadafi no mês passado.

TRÍPOLI, O Estado de S.Paulo

01 de novembro de 2011 | 03h06

Kib é integrante da oposição líbia e vivia nos EUA desde 1975. Ele derrotou outros quatro candidatos e foi eleito após obter 26 de 51 votos. Ele é considerado um candidato de consenso, bem visto e sem rivais no CNT.

O novo premiê deve apontar seu gabinete de governo nos próximos dias. Segundo Jalal el-Gallar, porta-voz do CNT, o Conselho optou pela eleição de um líder interino, pois os atuais integrantes do grupo foram escolhidos de forma provisória em Benghazi no começo da revolta, em fevereiro.

O CNT prometeu realizar eleições depois de oito meses para a Assembleia Nacional - que trabalhará durante um ano na elaboração de uma nova Constituição. Novas eleições gerais serão realizadas em 2013. / AP e REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.