PUBLICIDADE

Equipe da AIEA visitará instalações do Irã no dia 28, dizem fontes

Diplomatas iranianos se disseram prontos para discutir acusações sobre probrama nuclear

Atualização:

VIENA - Uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), braço das Nações Unidas que monitora o uso da energia nuclear, visitará Teerã em 28 de janeiro, após diplomatas iranianos terem dito que o país está pronto a discutir as acusações de que trabalhou secretamente durante anos em uma vertente bélica no seu programa nuclear, disseram diplomatas nesta quinta-feira, 12.

 

 

Durante mais de três anos, o Irã bloqueou as tentativas da AIEA de verificar as acusações levantadas pelas agências de inteligência dos Estados Unidos e de outros países de que o programa nuclear iraniano teria uma vertente bélica.

 

O Irã continua a negar que seu programa nuclear tenha uma vertente militar e deverá manter essa posição durante a visita dos inspetores da AIEA a Teerã. Mas a decisão de começar a discutir as acusações representa um avanço frente à posição anterior, que era não falar sobre elas.

 

Dois diplomatas disseram à Associated Press em Viena, onde fica a sede da AIEA, que o Irã está pronto a discutir as acusações. Eles falaram sob anonimato. O delegado do Irã na AIEA, Ali Ashgar Soltanieh, não quis comentar o teor das discussões que acontecerão em Teerã.

 

Também nesta quinta-feira, o líder do Parlamento do Irã, Ali Larijani, disse que o Irã está pronto a retomar negociações "sérias" a respeito do seu programa nuclear. Ele deu as declarações em visita à Turquia. Em comentários reproduzidos pela agência iraniana Irna, Larijani disse: "As negociações podem render resultados se elas forem sérias e não apenas um jogo". As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.