Ammar Awad/Reuters
Ammar Awad/Reuters

Equipe palestina se retira de negociações de paz com Israel, diz Abbas

Segundo o presidente, as conversas devem prosseguir mesmo se for necessário montar uma 'nova delegação'

O Estado de S. Paulo,

13 de novembro de 2013 | 14h34

RAMALLAH - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira, 13, que sua equipe de negociadores para o processo de paz com Israel abandonou as funções. Segundo Abbas, a renúncia ocorreu pela falta de progresso nas conversas, obscurecidas pela construção de assentamentos de Israel.

O episódio marca um novo fracasso nas negociações, retomadas em julho com o apoio dos EUA.

Em uma entrevista com a TV egípcia CBC, Abbas sugeriu que as negociações continuariam mesmo se a delegação palestina se mantiver firme em sua decisão. "Ou convencemos a delegação a retornar, e nós estamos tentando, ou formamos uma nova delegação", disse ele.

Não ficou claro se os negociadores já se retiraram, mas Abbas disse precisar de cerca de uma semana para retomar as negociações.

Em um comunicado à Reuters TV nesta quarta-feira, o negociador chefe palestino, Saeb Erekat, não deu detalhes sobre os relatos de sua renúncia, mas disse que as sessões com Israel foram interrompidas. "Na verdade, as negociações pararam na semana passada à luz dos anúncios de assentamentos", disse ele.

Desde que as negociações recomeçaram após um intervalo de três anos, Israel anunciou planos para milhares de novas casas em assentamentos na Cisjordânia e no leste de Jerusalém.

Os palestinos buscam estabelecer um Estado na Cisjordânia e Faixa de Gaza, uma área hoje controlada pelo Hamas, que se opõe às medidas de paz de Abbas. Eles temem que os assentamentos impeçam a obtenção de um território nacional viável.

Israel alega ligações históricas e bíblicas com a Cisjordânia e Jerusalém ocidental, onde mais de 500 mil israelenses vivem ao lado de 2,5 milhões de palestinos./ REUTERS

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.