Saad Abobrahim/Reuters
Saad Abobrahim/Reuters

Equipe que investiga uso de armas químicas deve chegar na Síria domingo

Secretário-geral da ONU afirma que detalhes da viagem foram acertados com o governo sírio

O Estado de S. Paulo,

16 de agosto de 2013 | 14h39

A missão da ONU para investigar o suposto uso de armas químicas na guerra civil da Síria planeja entrar no país neste domingo, disseram autoridades nesta sexta-feira, 16. A equipe, composta por especialistas em armas da Organização para a Proibição de Armas Químicas, pretende investigar as alegações de uso de gás sarin e outros agentes tóxicos nervosos.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na quarta-feira que os detalhes da viagem foram arranjados com o governo sírio. Uma autoridade disse à Reuters nesta sexta-feira que a equipe iria para a Síria no domingo, caso as condições de segurança permitam. Um diplomata da região confirmou a agenda.

Um local a ser visitado pelos especialistas da ONU é Khan al-Assal, em Alepo, onde o governo sírio diz que rebeldes usaram armas químicas em março. Dois outros locais da visita ainda não foram determinados e podem ser muito perigosos, disse a autoridade.

O governo e a oposição acusaram um ao outro de usar armas químicas durante o conflito que já dura mais de dois anos, mas ambos negaram. O inquérito da ONU tentará estabelecer apenas se foram usadas armas químicas e não quem as usou.

Os Estados Unidos disseram, em junho, que as forças de Assad usaram armas químicas contra os combatentes rebeldes./ REUTERS

 
Tudo o que sabemos sobre:
SíriaONUarmas químicas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.