Erupção de vulcão islandês está encerrada, diz geólogo

A erupção no vulcão Grimsvoetn está encerrada, pois não há atividade nele há dias, afirmou hoje um geólogo do Escritório Meteorológico da Islândia, em entrevista à France Presse. "Não houve atividade em nosso equipamento desde a manhã de sábado às 7 horas (horário local)", relatou Steinunn Jakobsdottir.

AE, Agência Estado

30 de maio de 2011 | 15h00

O vulcão mais ativo do país europeu, localizado no centro da maior geleira islandesa, a Vatnajoekull, o Grimsvoetn entrou em erupção em 21 de maio, lançando uma coluna de fumaça e cinzas a até 20 quilômetros de altura. Porém as cinzas logo perderam força e rapidamente declinaram na última quarta-feira, quando o vulcão parou de emiti-las.

A erupção elevou o temor de um novo caos aéreo na Europa, semelhante ao registrado no ano passado por causa de outro vulcão islandês, o Eyjafjoell. O caos aéreo de 2010 foi o pior no mundo desde a Segunda Guerra, afetando mais de 100 mil voos e prejudicando 8 milhões de passageiros. Dessa vez, porém, o número de voos afetados pelas cinzas do Grimsvoetn ficou em algumas centenas. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Islândiavulcãogeólogo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.