Erupção de vulcão na Indonésia fecha três aeroportos

As cinzas de uma grande erupção vulcânica na Indonésia forçaram três aeroportos internacionais a fecharem nesta sexta-feira. O porta-voz do Ministério dos Transportes Bambang Ervan disse que os aeroportos de Jogyakarta, Solo e Surabaia estavam fechados devido à visibilidade reduzida e aos perigos aos motores das aeronaves.

AE, Agência Estado

14 de fevereiro de 2014 | 00h42

Os sons da erupção podiam ser ouvidos a 130 quilômetros do monte, em Surabaia, a segunda maior cidade do país. Em Jogyakarta também era possível ouvir os estrondos. Logo que o dia amanheceu foi possível conhecer a extensão da erupção no Monte Kelut.

As cinzas cobriram o chão das duas cidades e continuava a cair, de acordo com testemunhas e relatos nas mídias sociais. Imagens de televisão de cidades próximas ao pico mostraram animais cobertos de cinzas.

Não há relatos de ferimentos como resultado da erupção. Na quinta-feira autoridades insistiram a cerca de 200 mil pessoas que vivem em 36 vilas em um raio de 10 quilômetros do monte para deixarem suas residências. Ainda não está claro quantos acataram o pedido.

O vulcão do Monte Kelut possui 1,73 quilômetro de altura e é um dos 130 vulcões ativos na Indonésia. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Indonésiavulcãoerupção

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.