AP Photo/Bernat Armangue
AP Photo/Bernat Armangue

Espanha vai às urnas para segunda eleição geral em 2019

População elege 350 membros do Congresso dos Deputados e 208 integrantes do Senado; objetivo é destravar diálogo e abrir caminho para formação de maioria no Parlamento

Redação, O Estado de S.Paulo

10 de novembro de 2019 | 10h49

MADRI - A Espanha vai às urnas neste domingo, 10, para a segunda eleição geral no país em 2019 e a quarta eleição em quatro anos. O objetivo é destravar o diálogo político e permitir a formação de um bloco no Parlamento, abrindo caminho para que um dos partidos possa governar. O pleito também ocorre em momento de forte tensão política na Catalunha, com a atuação de grupos radicais independentistas.

Para Entender

Eleições na Espanha: Guia para entender a votação

Espanhóis vão às urnas neste domingo pela quarta vez em quatro anos

Às 9 horas locais (5 horas em Brasília), os quase 23 mil centro de votação foram abertos. Cerca de 37 milhões de espanhóis estão aptos a votar. Nesta eleição, a 14ª desde a restauração da democracia no país, poderão votar 226.771 novos eleitores, que completaram 18 anos desde o pleito anterior, realizado no mês de abril.

Neste domingo serão eleitos 350 membros do Congresso dos Deputados e 208 dos 265 integrantes do Senado - os 57 restantes são definidos pelos parlamentos regionais. Os maiores partidos que disputam as eleições espanholas são o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), atualmente no poder de forma interina, o conservador Partido Popular (PP), o liberal Ciudadanos, a coalizão de esquerda Unidas Podemos e o ultradireitista Vox.

Para Entender

Guia para entender por que a Catalunha quer se separar da Espanha

Movimento ganhou força em 2017; entenda os principais motivos dos separatistas


Para garantir a segurança na votação, o governo montou um esquema de segurança que conta com 93 mil agentes em toda a Espanha, incluindo membros da Polícia Nacional, da Guarda Civil e das polícias das comunidades autônomas. /EFE

Tudo o que sabemos sobre:
Catalunha [Espanha]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.