Espanha vai votar reconhecimento do Estado palestino

Resolução não vinculante, apresentada pelo partido socialista de oposição, será debatida na terça-feira; governo deve apoiar moção

O Estado de S. Paulo

13 de novembro de 2014 | 17h41

MADRI - O Parlamento da Espanha vai realizar uma votação simbólica na próxima semana sobre o reconhecimento do Estado palestino. A resolução não vinculante, apresentada pelo partido socialista de oposição, será debatida na terça-feira. A expectativa é que os conservadores do governo vão apoiá-la.

Se aprovada, a medida segue os passos de outros países europeus a fim de aumentar a pressão para uma solução com dois Estados no conflito entre israelenses e palestinos.

A Inglaterra e a Irlanda aprovaram moções similares no último mês. O governo da Suécia foi um passo além e reconheceu oficialmente o Estado palestino em 30 de outubro, provocando um forte protesto de Israel, que retirou o embaixador de Estocolmo.

Os esforços na Europa refletem uma crescente impaciência internacional com o quase meio século de controle de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, além do bloqueio na Faixa de Gaza. / AP

Tudo o que sabemos sobre:
EspanhaPalestinaIsrael

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.