Kevin Mohatt/REUTERS
Kevin Mohatt/REUTERS

Estado do Colorado identifica primeiro caso conhecido da nova cepa do coronavírus nos EUA

Variante foi identificada em um homem de cerca de 20 anos, sem histórico de viagens

Redação, O Estado de S.Paulo

29 de dezembro de 2020 | 19h26

WASHINGTON - O Estado americano do Colorado descobriu um caso de uma variante do coronavírus altamente infecciosa detectada pela primeira vez no Reino Unido, disse o governador Jared Polis, nesta terça-feira, 29. Trata-se do primeiro caso conhecido nos Estados Unidos

A variante B.1.1.7 da covid-19 foi identificada em um homem do Colorado de cerca de 20 anos, sem histórico de viagens, disse o governador, em um comunicado. Segundo Polis, o homem está isolado no Condado de Elbert onde permanecerá até ser liberado pelas autoridades de saúde.

O Laboratório do Estado do Colorado confirmou a variante do vírus e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) foram notificados. Cientistas do Reino Unido acreditam que a nova variante do vírus é mais contagiosa do que as cepas previamente identificadas do SARS-CoV-2.

As vacinas que estão sendo administradas agora são consideradas eficazes contra a variante, segundo disseram autoridades de saúde do Colorado, em um comunicado à imprensa. 

Autoridades de saúde pública estão investigando outros casos potenciais e realizando rastreamento de contatos para determinar a disseminação da variante em todo o Estado.

"Há muito que não sabemos sobre essa nova variante covid-19, mas os cientistas no Reino Unido estão alertando o mundo de que ela é significativamente mais contagiosa. A saúde e segurança dos habitantes de Colorado é nossa maior prioridade, e vamos monitorar de perto esse caso, bem como todos os indicadores sobre a covid-19, "disse Polis.

Polis e as autoridades de saúde estaduais devem dar mais detalhes na quarta-feira. A descoberta da nova variante levou o CDC a emitir novas regras no dia de Natal para os viajantes que chegam aos EUA vindos do Reino Unido, exigindo que apresentem prova de um teste covid-19 negativo.

Mais de 3 mil casos da variante já foram relatados no Reino Unido e em dezenas de países em todo o mundo, de acordo com a agência de saúde da UE ECDC.

Na África do Sul, mais de 300 casos de outra variante foram registrados. Três casos dessa variante da cepa foram confirmados na Europa - dois no Reino Unido e um na Finlândia - mas todos os três foram relacionados a pessoas retornando da África do Sul. /AP, REUTERS e AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.