Raqqa Media Center/AP
Raqqa Media Center/AP

Estado Islâmico derruba avião de guerra na Síria

Piloto, supostamente um jordaniano que faz parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, foi capturado pelo grupo terrorista

Estadão Conteúdo

24 de dezembro de 2014 | 09h21

Beirute - Guerrilheiros do Estado Islâmico derrubaram um avião de guerra na Síria nesta quarta-feira e capturaram o piloto, supostamente um jordaniano que faz parte de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. Segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos, a aeronave foi abatida perto da cidade de Raqqa, no norte do país, considerada a capital do território dominado pelo grupo terrorista. Trata-se do primeiro avião derrubado pelo EI desde que começaram os ataques aéreos, há três meses.

O grupo Raqqa Media Center, que trabalha nas áreas dominadas pelo EI, divulgou uma foto do suposto piloto, que usava camiseta branca e estava cercado por 11 guerrilheiros, alguns deles mascarados. Outra foto mostra ele seminu sendo retirado de um lago. Não há confirmações por parte do governo da Jordânia sobre a identidade do piloto.

Em Washington, um oficial do Pentágono disse que o governo dos EUA está ciente do fato, mas não confirmou nenhum detalhe. A coalizão liderada pelos norte-americanos já promoveu centenas de ataques contra posições do EI na Síria desde 23 de setembro. Arábia Saudita, Jordânia, Bahrein e Emirados Árabes Unidos se juntaram aos ataques, enquanto o Catar fornece apoio logístico. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
SíriaEstado Islâmicoavião

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.