Estados Unidos lança satélite meteorológico

Um satélite meteorológico militar dos EUA foi lançado ao espaço com sucesso nesta sexta-feira. De acordo com a Força Aérea americana, um foguete Atlas V da United Launch Alliance decolou na manhã desta sexta-feira, às 11h46 no horário de Brasília, de uma área de lançamento a cerca de 200 quilômetros de Los Angeles.

AE, Agência Estado

04 de abril de 2014 | 16h34

Cerca de 18 minutos após a lançamento, o satélite se separou do foguete e passou a orbitar a Terra a uma altitude de 847 quilômetros. A Northrop Grumman e a Lockheed Martin, empresas responsáveis pela produção do equipamento, confirmaram o envio de sinais logo após o lançamento.

O satélite estava pronto para ser lançado ao espaço desde a década de 1990, mas teve de esperar até este ano porque seus predecessores tiveram vida útil mais longa do que o esperado. Neste período, o objeto recebeu melhorias tecnológicas.

De acordo com a Força Aérea, satélites do tipo lançado hoje são os principais provedores de informações sobre o clima, o espaço e a Terra para o Exército dos Estados Unidos há 50 anos. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUASATÉLITE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.