REUTERS/Brendan Mcdermid - 26/09/18
REUTERS/Brendan Mcdermid - 26/09/18

Estados Unidos querem mudar o regime do Irã, acusa Rohani

Presidente diz que Washington busca reduzir a legitimidade de seu governo por meio de mecanismos de 'guerra econômica e psicológica'

O Estado de S.Paulo

14 de outubro de 2018 | 04h40

TEERÃ - Os Estados Unidos buscam mudar o regime do Irã, afirmou o presidente iraniano Hassan Rohani neste domingo, 14, em um discurso televisionado pela emissora estatal. Segundo ele, Washington está utilizando "mecanismos de guerra econômica e psicológica" para questionar a legitimidade do atual governo do país.

"Reduzir a legitimidade do sistema é o objetivo final deles. Quando dizem que querem se livrar [de um governo], em uma troca de regime, como gostam de dizer, como essa troca acontece?", questionou Rohani. "Por meio da redução da legitimidade, de outra forma o regime não muda."

As tensões entre os Estados Unidos e o Irã aumentaram após o presidente americano Donald Trump se retirar do acordo nuclear firmado pelo seu antecessor, Barack Obama, e restabelecer sanções contra o governo de Rohani. Em julho, os dois mandatários trocaram mensagens agressivas pelas redes sociais após ameaças de retaliações pelas penalidades impostas pela Casa Branca.

Para novembro, Teerã se prepara para uma nova rodada de sanções que devem ser impostas pelo governo Trump. O alvo será o setor petrolífero do país. //REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.