
03 de dezembro de 2010 | 16h21
SÃO PAULO - O embaixador da Delegação Especial Palestina no País, Ibrahim al-Zeben, disse estar muito feliz com o reconhecimento do Estado palestino pelo governo brasileiro. Ao estadão.com.br, Al-Zeben afirmou que a decisão tem um peso político importante, devido à importância crescente do Brasil no cenário mundial.
Leia a entrevista:
O que representa o reconhecimento do Estado palestino?
No lado formal, a Representação Especial se chamará embaixada do Estado palestino. No sentido político é um grande apoio a embaixada palestina, ao processo de paz e um estado postergado por tantos anos. Obviamente estamos muito felizes. Isto vai colaborar com o processo de paz.
Qual a importância da decisão brasileira?
O Brasil tem um peso mundial muito importante como foi demonstrado nos últimos anos. É o maior país do hemisfério, mundial e politicamente, um país respeitado e mantém boas relações com Israel e com o mundo árabe. É uma decisão acertada.
A Autoridade Palestina pretende buscar o reconhecimento do Estado na ONU?
Este passo ainda não está na agenda . Isto depende das negociações diretas com Israel, que estão trancadas. As negociações são importantes. E é importante que Israel entenda que um estado palestino com fronteira é um direito. (O reconhecimento da ONU) Será um passo final no processo.
Em que passo estão as discussões para a retomada das negociações de paz?
Estamos em ponto imediato de retomar se Israel anunciar de fato a paralisação dos assentamentos. Tem de parar em todo o território, inclusive Jerusalém Oriental.
Veja também:
Gustavo Chacra: palestinos querem dar xeque-mate em Israel
Radar Global: Leia as cartas de Lula e Abbas
Infográfico: As fronteiras da guerra no Oriente Médio
Enquete: Qual a melhor solução para o conflito?
Linha do tempo: Idas e vindas das negociações de paz
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.