09 de outubro de 2012 | 03h01
Segundo a comissão da Câmara, essas empresas representam uma ameaça de segurança nacional por fazer ciberespionagem para o Exército chinês. Os deputados solicitam ainda que o Comitê de Investimentos Estrangeiros recomende o bloqueio de qualquer transação envolvendo companhias chinesas.
O estudo foi apresentado pelo deputado Mike Rogers, republicano de Michigan, e Dutch Ruppersberger, democrata de Maryland, que comandam a comissão.
Em depoimento ao comitê, funcionários das duas empresas disseram que programas que poderiam servir para ciberespionagem eram apenas falhas de software.
A Huwaei tem sido alvo de críticas nos Estados Unidos há anos, especialmente do Departamento de Defesa, que questiona os vínculos da empresa com o Exército chinês.
O relatório é o mais recente episódio de um confronto sensível entre Estados Unidos e China na área comercial. Em meio à campanha eleitoral americana, o pedido dos deputados deve repercutir na corrida presidencial.
Tanto o democrata Barack Obama quanto o republicano Mitt Romney já destacaram a importância dos laços comerciais com a China e a necessidade de os EUA agirem contra a desvalorização do yuan, que estimula as exportações chinesas em detrimento das americanas. / NYT
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.