EUA alertam governos sobre vazamento do WikiLeaks

A administração Obama disse hoje que alertou o Congresso dos Estados Unidos e começou a notificar governos estrangeiros que o website WikiLeaks está se preparando para publicar arquivos sensíveis da diplomacia dos EUA, os quais poderão prejudicar as relações entre Washington e seus aliados e amigos ao redor do mundo.

AE, Agência Estado

24 de novembro de 2010 | 20h02

"Essa revelações são nocivas aos Estados Unidos e a nossos interesses", diz o porta-voz do Departamento de Estado, P.J.Corwley. "Elas deverão criar tensão nas relações entre nossos diplomatas e nossos amigos ao redor do mundo", acrescentou Crowley.

Crowley diz que a publicação de informações confidenciais sobre governos estrangeiros provavelmente irá erodir a confiança nos EUA como um parceiro diplomático confiável e poderá provocar constrangimentos, se os arquivos incluírem comentários críticos e aviltantes sobre líderes estrangeiros amigos.

A publicação dos arquivos explosivos dos EUA sobre seus aliados é esperada para o próximo final de semana e é temida pelo governo americano. Um funcionário do governo falou sob anonimato que o foco mais forte dos documentos está na Europa, mas acredita-se que as informações classificadas que o WikiLeaks deverá publicar incluirão também dados e notícias sobre vários países asiáticos e do mundo inteiro. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAvazamentodiplomaciaWikiLeaks

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.