EUA: americanos reprovam ação econômica de Obama

Os norte-americanos avaliam que o governo do presidente Barack Obama está conduzindo a economia de maneira insatisfatória, revela pesquisa do Instituto Gallup divulgada nesta quinta-feira. Apenas 30% dos entrevistados aprovam a forma que Obama lida com o déficit orçamentário, 36% apoiam a política econômica e 37% defendem as medidas de criação de empregos.

GUILHERME AMORIM, Agência Estado

16 de agosto de 2012 | 13h29

Em contrapartida, o presidente é elogiado em relação ao combate ao terrorismo (aprovado por 58%), à educação (49% de aprovação) e à condução da política externa.

Pouco menos de três meses antes das eleições, a opinião dos eleitores sobre a política econômica de Obama é pior do que em relação aos três últimos presidentes que tentaram a reeleição, afirma o Gallup.

A pesquisa foi conduzida entre 9 e 12 de agosto e pergunta aos participantes se eles aprovam ou desaprovam a atuação do governo em diversos temas.

De acordo com o Instituto, o dado mais preocupante para a campanha de Obama é a baixa satisfação com as políticas para criação de emprego.

"Historicamente, os presidentes que conseguiram o segundo mandato possuíam 50% ou mais de aprovação na questão do emprego antes da eleição".

Tudo o que sabemos sobre:
EUAELEIÇÃOPESQUISAOBAMA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.