
16 de outubro de 2009 | 17h02
O Departamento de Estado dos EUA concedeu nesta sexta-feira, 16, um visto para a visita de um funcionário do governo da Coreia do Norte para conversar com funcionários e diplomatas do governo americano, informou uma fonte próxima das negociações.
A fonte, que falou sob condição de anonimato, disse que o visto será dado a Ri Gun, a segunda maior autoridade da Coreia do Norte sobre as negociações nucleares com A Coreia do Sul, a China, o Japão, a Rússia e os EUA.
O porta-voz do Departamento de Estado, Robert Wood, por enquanto apenas confirmou que o departamento pretende convidar Ri Gun e uma delegação norte-coreana para algumas conferência nos Estados Unidos.
Wood afirmou que Ri foi convidado a participar do Diálogo para Cooperação no Nordeste Asiático, na Universidade da Califórnia, em San Diego, e de um seminário que será realizado em Nova York.
As tensões entre Estados Unidos e Coreia do Norte atingiram um pico no começo deste ano depois que o país asiático conduziu testes nucleares e de mísseis. Os países não mantém relações diplomáticas e conversas entre os altos escalões das nações são muito raras.
Encontrou algum erro? Entre em contato