EUA: Califórnia não restringirá uso de água pela agropecuária, diz governador

O governador da Califórnia, Jerry Brown, defendeu neste domingo a extensão das medidas de restrição do uso da água no Estado e rechaçou a ideia de aplicar sanções à indústria agropecuária, que usa a maior parte dos recursos hídricos da região. Em entrevista à rede de televisão ABC, o político disse que estender as políticas à agricultura iria prejudicar ainda mais os produtores rurais, que já sofrem com a seca prolongada.

Estadão Conteúdo

05 de abril de 2015 | 17h17

"Existem pessoas na agricultura que estão realmente sofrendo", afirmou Brown. "Os fazendeiros deixaram de cultivar centenas de milhares de acres de terra. Eles estão extraindo vinhas e árvores. Trabalhadores rurais que estão no ponto mais baixo da cadeia econômica aqui estão sem emprego."

Também neste domingo, a senadora Dianne Feinstein disse que a seca é "um problema muito, muito sério" que conduzirá ao Estado a um "racionamento obrigatório", além de impedir o cultivo de "grandes quantidades de terras plantáveis". Em entrevista ao canal de notícias CNN, ela garantiu estar trabalhando em um projeto de lei que ajudaria a Califórnia a lidar com a falta de água, mas não detalhou seu plano.

Os comentários se seguiram ao anúncio de novas medidas de restrição ao uso de água em imóveis residenciais e comerciais. Na quarta-feira, o governador da Califórnia divulgou seu plano de reduzir em até 25% o uso de recursos hídricos no Estado nos próximos nove meses. O volume seria suficiente para abastecer uma cidade de seis milhões de habitantes durante um ano.

A rede de captação da Califórnia foi projetada para capturar a água que derrete do gelo após o inverno, mas, neste ano, os reservatórios do Estado chegaram ao início da primavera com 50% da sua capacidade e não devem encher muito daqui em diante devido aos níveis historicamente baixos de neve registrados. A situação pode se tornar crítica no verão, quando o calor eleva o consumo de água, sendo que a temporada chuvosa na região não começa antes do outono. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAsecaCalifórnia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.