EUA: Câmara aprova proposta republicana de orçamento

A Câmara dos Representantes dos EUA, liderada pelos republicanos, aprovou um projeto orçamentário para os próximos dez anos que inclui fortes cortes de gastos e promove uma imagem de restrição fiscal que é o núcleo da mensagem eleitoral do Partido Republicano.

AE, Agência Estado

10 de abril de 2014 | 17h52

O projeto foi aprovado por 219 votos a 205 e visa eliminar o déficit orçamentário em uma década. Nenhum democrata votou a favor do projeto, que sofreu oposição também de 12 republicanos.

A aprovação marca uma vitória estratégica dos líderes republicanos da Câmara, que debateram se introduziriam um projeto este ano. Paul Ryan, presidente do Comitê de Orçamento da Casa, já havia negociado o nível de gastos para o ano fiscal de 2015 com a presidente do Comitê de Orçamento do Senado, a democrata Patty Murray, em dezembro do ano passado.

A proposta de Orçamento elaborada por Ryan e aprovada hoje pela Câmara visa cortar US$ 5 trilhões em gastos e garantir um pequeno superávit até 2024.

"O Orçamento diante de nós vai criar empregos, cortar gastos, reformar nosso sistema tributário e manter Washington responsável", disse o líder da maioria na Câmara, Eric Cantor, no plenário logo antes da votação.

No entanto, os projetos orçamentários são amplamente simbólicos e o dos republicanos não tem chances de aprovação no Senado, liderado pelos democratas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Euaorçamentocâmararepublicanos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.