EUA começam a aliviar sanções econômicas ao Irã

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que os Estados Unidos vão começar a aliviar as sanções econômicas ao Irã depois de Teerã ter paralisado os trabalhos da parte mais sensível de seu programa de energia nuclear.

AE, Agência Estado

20 de janeiro de 2014 | 16h01

A ação do Irã faz parte de um acordo com as potências internacionais para aliviar as preocupações sobre o programa nuclear iraniano. O pacto prevê a remoção parcial das sanções econômicas que incapacitam a economia do país.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, acrescenta em comunicado que Washington vai continuar a defender agressivamente as sanções que permanecerão em vigor.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou que o enriquecimento de nível mais alto de urânio em uma instalação na região central do Irã foi interrompido.

Mais cedo, a União Europeia (UE) também anunciou que está suspendendo algumas sanções ao Irã após o governo de Teerã ter cumprido parte do seu compromisso. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIrãnuclearacordosanções

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.