REUTERS/Yuri Gripas
REUTERS/Yuri Gripas

EUA começaram a treinar rebeldes moderados da Síria

Segundo o secretário de Defesa americano, cerca de 90 rebeldes formam a primeira turma e um segundo grupo começará o treinamento nas próximas semanas

O Estado de S. Paulo

07 de maio de 2015 | 17h01

WASHINGTON - O secretário de Defesa americano, Ash Carter, afirmou nesta quinta-feira, 7, que as Forças Armadas dos Estados Unidos começaram a treinar um pequeno grupo de rebeldes sírios moderados. Carter disse que cerca de 90 rebeldes formam a primeira turma e um segundo grupo começará o treinamento nas próximas semanas.

A força está sendo treinada para combater membros do Estado Islâmico na Síria, segundo as autoridades americanas. O grupo foi recrutado e avaliado antes do início do treinamento, segundo Carter. Autoridades dos EUA disseram que estão revisando os potenciais candidatos, para não dar auxílio a combatentes com vínculos extremistas.

O treinamento está sendo ministrado por forças especiais dos EUA. O general Martin Dempsey, comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas americanas, disse que os EUA trabalham para formar uma força rebelde de maneira adequada e consideram que o treinamento é parte de uma estratégia mais ampla do país para combater os militantes do Estado Islâmico no Oriente Médio.

Carter não quis informar onde o treinamento inicial está ocorrendo. Os EUA têm bases de treinamento na Jordânia e na Turquia. Além disso, o treinamento pode eventualmente ocorrer no Catar e na Arábia Saudita. O secretário de Defesa disse que o programa de treinamento dos sírios é complexo e os EUA estão avaliando a melhor forma de fazê-lo. / DOWN JONES NEWSWIRES 

Tudo o que sabemos sobre:
EUASíria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.