
07 de maio de 2015 | 17h01
WASHINGTON - O secretário de Defesa americano, Ash Carter, afirmou nesta quinta-feira, 7, que as Forças Armadas dos Estados Unidos começaram a treinar um pequeno grupo de rebeldes sírios moderados. Carter disse que cerca de 90 rebeldes formam a primeira turma e um segundo grupo começará o treinamento nas próximas semanas.
O treinamento está sendo ministrado por forças especiais dos EUA. O general Martin Dempsey, comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas americanas, disse que os EUA trabalham para formar uma força rebelde de maneira adequada e consideram que o treinamento é parte de uma estratégia mais ampla do país para combater os militantes do Estado Islâmico no Oriente Médio.
Carter não quis informar onde o treinamento inicial está ocorrendo. Os EUA têm bases de treinamento na Jordânia e na Turquia. Além disso, o treinamento pode eventualmente ocorrer no Catar e na Arábia Saudita. O secretário de Defesa disse que o programa de treinamento dos sírios é complexo e os EUA estão avaliando a melhor forma de fazê-lo. / DOWN JONES NEWSWIRES
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.