EUA condenam naufrágio de navio de Seul em rascunho de resolução do CS

Texto aprovado pelos cinco membros permanentes não culpa Pyongyang diretamente pelo incidente

PUBLICIDADE

Por Associated Press
Atualização:

NOVA YORK- Os Estados Unidos introduziram um rascunho de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que condena o naufrágio de um navio de guerra sul-coreano e expressa "profunda preocupação" com os resultados de uma investigação internacional liderada pela Coreia do Sul, que responsabilizou a Coreia do Norte pelo afundamento.

 

PUBLICIDADE

No entanto, o texto, obtido pela Associated Press, não condena ou culpa diretamente Pyongyang pelo naufrágio que matou 46 marinheiros sul-coreanos em 26 de março.

 

Susan Rice, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, disse a jornalistas que o comunicado foi aprovado pelos cinco membros permanentes do CS - EUA, Rússia, China, Reino Unido e França - assim como pelo Japão e Coreia do Sul.

 

Ela apresentou o rascunho para os outros dez membros do conselho na noite desta quinta e se disse esperançosa de uma aprovação rápida.

 

O episódio do navio elevou a tensão entre as duas Coreias, tecnicamente em guerra desde 1950, quando começou a Guerra da Coreia. O conflito nunca foi formalmente encerrado e os dois lados permanecem apenas em trégua, embora haja atritos frequentemente.

 

Outra questão que gera impasse é o programa nuclear norte-coreano, considerado uma ameaça pelo sul. Pyongyang se recusa a retornar à mesa de negociações para abandonar os projetos atômicos e diz que só o fará se a Guerra da Coreia for encerrada formalmente.