EUA devem discutir foguete de Pyongyang na sexta

Enviados dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul planejam se reunir em Washington na sexta-feira para discutir como lidar com o lançamento previsto de um foguete pela Coreia do Norte. A informação foi dada pela agência de notícias japonesa Kyodo, que não citou fontes. Os três enviados são os negociadores de seus respectivos países nas conversas em torno da desativação do programa nuclear da Coreia do Norte. China, Rússia e a Coreia do Norte também fazem parte dessas discussões.

AE, Agencia Estado

24 de março de 2009 | 06h57

A reunião de sexta-feira, segundo a Kyodo, aparentemente pretende mostrar uma posição unificada sobre o lançamento do foguete, que alguns acreditam ser o disfarce para o teste de um míssil de longo alcance. Separadamente, o negociador-chefe da Coreia do Sul afirmou hoje que ainda hoje discutiria com seu colega chinês a elaboração de planos de contingência para o caso do lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, informou a agência sul-coreana Yonhap.

"Serão discutidas basicamente as medidas antes e depois que a Coreia do Norte disparar um míssil", disse Wi Sung-lac, antes de voar para Pequim a fim de se encontrar com o vice-ministro de Relações Exteriores da China, Wu Dawei. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Nortefoguetenegociação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.