EUA devolvem obras de arte roubadas de templo na Índia

Uma das obras de arte roubadas mais procuradas do mundo foi devolvida hoje à Índia. Trata-se da escultura "Vishnu e Lakshmi", uma peça em arenito de 160kg roubada de um templo hindu.

AE, Agência Estado

14 de janeiro de 2014 | 19h02

Número 6 na lista das 10 obras de arte roubadas mais procuradas pela Interpol, a escultura foi entregue por autoridades norte-americanas a diplomatas indianos durante cerimônia no Consulado da Índia em Manhattan.

Mais duas peças foram devolvidas junto com a escultura. Estima-se que o valor somado das três obras de arte juntas seja de pelo menos US$ 1,5 milhão.

Depois de roubadas, as esculturas passaram por diversos países antes de chegarem aos Estados Unidos. A agência norte-americana de imigração e alfândega não revelou a identidade dos negociantes de arte e dos cúmplices envolvidos.

A devolução das obras de arte ocorre em um momento de tensão diplomática entre Índia e EUA. Em dezembro, a vice-consulesa indiana em Nova York, Devyani Khobragade, foi presa sob a acusação de ter apresentado documentos falsos para obter um visto de trabalho para uma empregada doméstica em sua casa de Manhattan. Os promotores também disseram que a remuneração da funcionária não estava de acordo com a lei. A situação agravou-se depois que a diplomata denunciou ter sido submetida a revista íntima por autoridades norte-americanas. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAÍndiaobras de arteroubo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.