EUA e Filipinas iniciam exercício militar conjunto

Milhares de tropas dos EUA e das Filipinas deram início a um exercício militar de duas semanas para se prepararem contra qualquer crise potencial nas Filipinas, que está sujeita a desastres naturais e enfrenta disputas territoriais no Mar do Sul da China, região potencialmente rica em óleo e gás.

AE, Agência Estado

05 Maio 2014 | 02h57

Na cerimônia de abertura, militares dos dois países disseram que os exercícios, com 3.000 soldados das Filipinas e 2.500 dos EUA, focarão a segurança marítima e a resposta a desastres. Eles não mencionaram a China como um alvo imaginário dos treinamentos, que também incluirão exercícios de disparo com armas letais.

Dezenas de ativistas ligados à esquerda política protestaram do lado de fora do principal campo de treinamento militar, onde ocorreu a cerimônia de abertura. Eles alegam que os exercícios e um acordo assinado recentemente, que permite uma presença maior do exército norte-americano no país, não respeitam a constituição, que proíbe a presença de tropas estrangeiras exceto quando é coberta por um tratado. Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Eua filipinas exército

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.