EUA: morre primeiro senador negro eleito por voto popular

O primeiro senador negro dos Estados Unidos eleito pelo voto popular, o republicano Edward W. Brooke, faleceu neste final de semana, aos 95 anos. Segundo informações da família, ele morreu de causas naturais em sua casa na Flórida.

Estadão Conteúdo

04 de janeiro de 2015 | 11h36

Brooke foi eleito para o Senado pelo estado de Massachusetts em 1966 e foi um dos políticos mais populares durante seus 12 anos de mandato. O ex-senador ganhou reputação como um liberal e foi o primeiro republicano a instar, publicamente, a renúncia do presidente Richard Nixon, envolvido no escândalo Watergate. Ele ajudou a liderar as forças a favor da Emenda dos Direitos da Igualdade das Mulheres e era um defensor da igualdade racial.

Em entrevista para a agência de notícias Associated Press, o ex-senador disse que era "grato a Deus" por ter vivido até a eleição do presidente Barack Obama. Em outubro de 2009, Obama esteve na cerimônia de entrega da Medalha de Ouro do Congresso para Brooke e disse que ele foi "um homem que dedicou sua vida a quebrar barreiras e a reduzir as divisões em seu país", disse Obama. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EUASenadoEdward WBrooke

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.